IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple escolhe outro fornecedor de telas OLED para iPhone: Fontes

Min Jeong Lee e Sam Kim

28/06/2018 12h47

(Bloomberg) — A Apple contará em breve com um segundo fornecedor de telas de diodo emissor de luz orgânico (OLED) para os melhores iPhones, segundo pessoas a par do assunto, passo fundamental da iniciativa da empresa americana para reduzir os custos do aparelho e a dependência em relação à Samsung Electronics.

A sul-coreana LG Display fornecerá inicialmente 2 milhões a 4 milhões de unidades, quantidade pequena em comparação com as vendas da Apple, que continua trabalhando para ampliar a capacidade, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada porque o assunto é privado. A mudança, no entanto, ajudaria a Apple a ganhar vantagem nas negociações de preço com a Samsung, a única fornecedora de telas OLED para o iPhone X e a principal rival da Apple no mercado de smartphones. O custo desse componente é um dos principais motivos para o preço inicial do iPhone X de US$ 1.000, cujas vendas não atenderam às expectativas iniciais.

Um acordo de fornecimento ajudaria tanto a Apple quanto a LG. A empresa com sede em Cupertino, na Califórnia, conseguiria comprar volumes significativos da LG para o modelo de iPhone do ano que vem em meio à tentativa de evitar a queda nas vendas de smartphones. A LG, por sua vez, precisa de uma nova fonte de receita devido à queda do preço das telas de cristal líquido.

"Garantir um segundo fornecedor de telas de OLED é fundamental para a Apple, porque permitirá que a empresa reduza sua dependência em relação à Samsung, atualmente a única fornecedora", disse Jerry Kang, analista principal sênior da IHS Markit. "Ao mesmo tempo, ajudará a acelerar a adoção ampla das telas OLED. Com mais fornecedores há mais volume e, consequentemente, preços menores."

As primeiras telas OLED da LG serão usadas em um dos novos modelos de iPhone com lançamento previsto para este ano, disseram as pessoas. A LG quer fornecer todas as telas para esse modelo da Apple, mas ainda não está claro se a empresa conseguirá cumprir a meta, disse uma das pessoas. A remessa está sujeita a duas camadas de aprovação, a primeira delas esperada para em torno de julho, disseram as pessoas.

A Apple e a LG Display preferiram não comentar. A LG Innotek, fornecedora da LG Display, reverteu os prejuízos e subia 0,4 por cento em Seul. A Samsung Electronics e a LG Display caíam em meio a um recuo do mercado coreano como um todo.

A Apple planeja lançar um trio de smartphones ainda neste ano, dois deles com telas OLED, informou a Bloomberg News neste ano. A decisão recente não sinaliza uma busca da Apple por adotar telas OLED em todos os seus iPhones no ano que vem, apenas uma diversificação dos fornecedores, disse uma das pessoas.

A LG Display vem investindo bilhões de dólares na tecnologia da próxima geração, que conta com cores mais precisas e uma estrutura mais fina do que a dos LCDs. Mas foi deixada para trás pela Samsung quando assinou um acordo para fornecer telas para os iPhones com OLED, mantendo o impulso no desenvolvimento de telas de maior porte. A Apple também negocia com a chinesa BOE Technology Group o fornecimento de telas OLED para iPhones, informou a Bloomberg News em fevereiro.

—Com a colaboração de Mark Gurman.

Repórteres da matéria original: Min Jeong Lee em Tóquio, mlee754@bloomberg.net;Sam Kim em Seul, skim609@bloomberg.net