IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundo que ganhou 10.000% com Spotify mira novos vencedores

Jonas Cho Walsgard

30/08/2018 12h31Atualizada em 30/08/2018 16h11

O fundo de investimento que obteve retorno de 10.000% sendo um dos primeiros a investir na gigante do streaming de música Spotify Technology agora tem expectativas semelhantes para um trio de startups suecas. A Neo Technology, a Kry e a Epidemic Sound têm "potencial de Spotify", disse Johan Brenner, sócio-geral da Creandum, em entrevista. "Nós só entramos em empresas com chances de se tornar líderes globais."

O Creandum, um fundo de capital de risco que administra cerca de 500 milhões de euros (US$ 590 milhões) a partir de escritórios em Estocolmo, Berlim e São Francisco, investe em um estágio inicial nas chamadas rodadas de investimento em capital semente e série A. Cerca de 85% de seu capital costuma ser destinado para rodadas série A.

Brenner prevê um rápido crescimento da provedora de serviços de saúde digital Kry, da Neo Technology, a empresa por trás do Neo4j, uma das ferramentas usadas para analisar os Panama Papers, e da biblioteca de música Epidemic Sound. As empresas poderão estar prontas para uma oferta pública inicial ou para algo similar dentro de três a quatro anos, segundo Brenner.

"Continuamos investindo em quem é bem-sucedido", disse. "No ramo do capital de risco, nem tudo, e nem mesmo metade, resulta em algo positivo. De cada 10 empresas, cinco dão errado, três têm desempenho aceitável e duas se dão muito bem."

Seleção

Das 1.000 empresas analisadas a cada ano, o Creandum acaba se reunindo com cerca de 300 e investe em cinco a 10 após um rigoroso processo de seleção. Cada fundo tem uma perspectiva de 12 anos, com cinco anos de investimento e cinco a sete anos para colher retornos. O Creandum investiu no Klarna, na Kahoot!, na itslearning e na Planday, entre outros.

O setor não é importante, segundo Brenner. "Todo setor pode ser revolucionado com novos modelos de negócios", disse. "O mais importante para nós ao fazer a seleção é a qualidade da equipe fundadora, que a ideia do negócio seja única e, acima de tudo, que entre em um grande mercado."

Até o momento a estratégia tem compensado. O fundo Creandum II, criado em 2007, deu retorno de cerca de 1.000%. Em maio, o fundo vendeu sua participação na iZettle para a PayPal Holdings. Ele também foi um dos primeiros investidores institucionais do Spotify, em 2008, mas agora começou a abandonar os investimentos após a abertura de capital da empresa, em Nova York, em abril.

"Não importa o que pensamos da empresa, não faz parte do nosso perfil manter empresas de capital aberto", disse.