IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Toyota adicionará Android Auto a seus carros: Fonte

Kevin Buckland

24/09/2018 15h02

(Bloomberg) -- A Toyota Motor fechou acordo para adicionar o Android Auto a seus veículos, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, encerrando anos de resistência ao software de infoentretenimento do Google devido a preocupações com a segurança.

A Toyota permitirá pela primeira vez que aparelhos Android Auto se conectem diretamente a seus carros. A companhia havia anunciado a compatibilidade com o CarPlay, da Apple, em janeiro. Anteriormente, as duas plataformas só podiam se conectar com veículos da Toyota usando o SmartDeviceLink, um sistema de telemática desenvolvido pela Ford Motor que controla o visual do Android Auto e do CarPlay no painel e limita o acesso deles às informações do carro.

A adição do Android Auto pode atrair clientes que evitavam os veículos da Toyota devido à falta de conectividade. Mais de 80 por cento dos smartphones usam o software do Google, que pertence à Alphabet, e o restante usa o sistema iOS, da Apple, segundo dados compilados pela Bloomberg Intelligence. O anúncio pode sair já em outubro, segundo outra pessoa familiarizada com o plano. Ambas as pessoas preferiram não ser identificadas por discutirem informações que ainda não foram divulgadas publicamente.

Para a Alphabet, este é mais um passo rumo ao uso de seu software em mais veículos -- embora em escala muito menor que em sua parceria tecnológica com a aliança de Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors.

Um porta-voz da Toyota disse que a fabricante de veículos reconhece a demanda pelo Android Auto e que a conexão direta é estudada pela empresa, mas preferiu não fazer comentários adicionais. O Google preferiu não comentar.

--Com a colaboração de Gerrit De Vynck.