PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Empresa promete carregar carros elétricos em apenas 15 minutos

James Thornhill

22/10/2018 11h44

(Bloomberg) -- Os australianos levarão apenas 15 minutos para carregar seus carros elétricos para viagens rodoviárias de longa distância em uma rede nacional proposta de estações de recarga.

A startup Chargefox, com sede em Sidney, planeja 21 unidades nas principais rodovias interestaduais que reduzirão horas do tempo necessário atualmente para carregar um veículo elétrico padrão, informou a empresa em comunicado, nesta segunda-feira. As estações de energia renovável fornecerão até 400 quilômetros de autonomia.

"Nossa rede de estações de recarga ultrarrápidas desempenhará um papel importante na melhora da infraestrutura deste país e removerá uma das principais barreiras que limitam a adoção de veículos elétricos", disse Marty Andrews, CEO da Chargefox.

A Austrália está entre os países de adoção mais lenta dos veículos elétricos entre os países do mundo desenvolvido, segundo a Bloomberg New Energy Finance. Esses veículos representaram apenas 0,2 por cento de todas as vendas de carros novos de 2017, atrás de pares como o Reino Unido, com 1,9 por cento, e a Alemanha, com 1,5 por cento.

A Chargefox garantiu 15 milhões de dólares australianos com investidores privados e com o governo para construir as estações de carregamento, que terão capacidade de até 350 quilowatts, segundo o comunicado. A empresa está competindo com a Fast Cities, que é apoiada pelo barão do carvão Trevor St Baker, que planeja construir uma rede de estações de capacidade similar de Cairns, no norte, até Adelaide, no sul.