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Uísque, vinho e queijo entram na moda dos calendários do advento

Kate Krader

26/10/2018 15h02

(Bloomberg) -- Neste ano, o Natal chegou em agosto para quem está ávido por comemorar o feriado. A empresa de supermercados Aldi, com sede na Alemanha, anunciou o lançamento de seus calendários repletos de queijos nos EUA depois de um enorme sucesso no Reino Unido.

O momento é empolgante para os calendários do advento - espécie de contagem regressiva até o Natal - destinados a adultos, que incluem até 24 dias de delícias gourmet, em particular para aqueles com ofertas inebriantes.

A Vinebox, com sede em São Francisco, afirma ter lançado o primeiro calendário do advento de vinhos do mundo; a companhia começou a vender as caixas Twelve Nights of Wine em 2015. "Elaboramos isso para ajudar as pessoas a celebrar a temporada com vinho, como adultos", diz o cofundador e CEO Matt Dukes, "mas alguns clientes descreveram a caixa como um 'kit de sobrevivência do feriado' para abastecer o consumo alcoólico dos sogros".

Existem agora dezenas de calendários do advento alcoólicos, e clubes de vinho, como o da Virgin, entraram em ação diante do aumento dos pedidos. "Nosso estoque esgotou em três anos seguidos", diz Dukes. Em outras empresas, a história se repete.

Nem todo artesão da culinária pretende lançar um calendário do advento. Um exemplo é Jim Lahey, fundador da Sullivan Street Bakery, em Nova York. O pão dificilmente seria um candidato ideal para os calendários do advento, mas Lahey nem sequer considera a possibilidade de inserir em um calendário alguns de seus produtos que podem durar mais, como os biscoitos. "Há certos limites que não devem ser ultrapassados. Consideramos que as festas de fim de ano devem ser comemoradas, mas não de maneira absurda", diz o padeiro.

No entanto, se você discorda dele, não faltam calendários do advento para adultos aguardando ansiosamente para serem abertos.

Queijo

Em 2015, a blogueira britânica So Wrong It's Nom (Annem Hobson) "inventou" o primeiro calendário do advento de queijo do mundo, quando encheu por conta própria um calendário com minirodas de Cheddar maduro, Red Leicester e Jarlsberg. Em novembro, a Target vai vendê-lo nos EUA, e haverá outros pontos de venda na Europa. Ao contrário da maioria dos calendários do advento, este requer refrigeração. Custa US$ 20 e estará disponível nos EUA, no Reino Unido, na França, na Dinamarca e em Portugal.

Uísque escocês

O calendário do advento de uísque escocês da Masters of Malt (124,96 libras) é um eterno favorito, abastecido com duas dúzias de doses de 30 ml que vão desde um Johnnie Walker Green Label de 15 anos a um Balvenie Peat de 2003. A empresa afirma que um dos escolhidos deste ano custa 400 libras por garrafa. Também existem calendários dedicados exclusivamente ao uísque japonês, ao uísque irlandês ou ao bourbon - na verdade, toda uma linha de presentes "Drinks by the Dram", que inclui calendários de rum, gim, tequila, conhaque e até mesmo de vodca. Para os verdadeiros conhecedores, dois calendários do advento Very Old & Rare Whisky estão disponíveis, e cada um deles vem em uma bela caixa de ébano ou nogueira (8.333,29 libras), com ouro líquido como um Macallan de 42 anos. Disponível em alguns países do mundo; não há entrega para os EUA.

Vinho

Da empresa que é mais famosa por seus aviões e viagens espaciais galácticas, a Virgin Wines oferece um calendário repleto de garrafas pequenas (187 ml) de vinho tinto, branco, rosé, champanhe e vinho do porto. Os calendários esgotaram em 2016 e 2017. Neste ano, a empresa está recebendo depósitos de 10 libras pelas encomendas e oferecendo tutoriais em vídeo sobre degustação de vinhos. O calendário custa 80 libras e está disponível no Reino Unido.