PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Startup Lime troca aluguel de patinete por e-bike no Reino Unido

Nate Lanxon

27/11/2018 11h53

(Bloomberg) -- Lime, uma startup dos EUA que oferece aluguel de patinetes elétricas, deu início a suas operações no Reino Unido - mas com bicicletas elétricas em vez de patinetes, e em Milton Keynes em vez da capital, Londres, que seria uma opção mais previsível.

A partir desta terça-feira, os passageiros poderão encontrar e desbloquear as bicicletas da Lime com um aplicativo de smartphone, percorrer uma distância pequena e depois simplesmente deixá-las por aí quando elas não forem mais necessárias. As bicicletas custarão 1 libra (US$ 1,28) para serem ativadas e mais 15 pence por minuto de uso.

Empresas de patinetes elétricas têm enfrentado dificuldades para lançar seus serviços no Reino Unido porque esses aparelhos são ilegais nas ruas britânicas, o que levou a Lime a começar apenas com bicicletas elétricas. A startup também não terá muita concorrência direta: a China Mobike deve lançar um serviço semelhante em Londres em algum momento no futuro, e o resto do mercado é dominado por alternativas não elétricas.

Milton Keynes, que fica a cerca de 88 quilômetros ao norte de Londres, tem um histórico de adoção de novas tecnologias de transporte, tendo sido lar de testes de veículos autônomos.

Noa Khamallah, diretor sênior de assuntos governamentais da Lime, disse que Milton Keynes fez parte de um conjunto de 30 cidades ou municípios que foram abordados pela empresa para o lançamento do serviço.

"Nós os escolhemos por sua abordagem inovadora", disse Khamallah em uma entrevista. "Eles têm carros e módulos autônomos em teste. É o paraíso para a inovação."

Ele disse que a Lime e a cidade assinaram um acordo, que prevê que a empresa se encarregará da manutenção adequada e do gerenciamento das bicicletas e que uma linha de suporte telefônico estará disponível 24 horas para os passageiros. A empresa pretende lançar o serviço em outra cidade do Reino Unido antes do Natal, disse ele.

A Lime, mais recentemente avaliada em US$ 1,1 bilhão, é uma das maiores startups de aluguel de patinetes elétricas do mundo, ao lado da Bird Rides, da Skip Scooters, da Voi Technologies, da Tier Mobility e da Spin, que têm atraído investidores e clientes em um ritmo acelerado.