IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa promete entregar lucros e absorver prejuízos com bitcoin

Alastair Marsh

14/02/2019 16h27

(Bloomberg) -- Cedric Jeanson tem uma proposta tentadora para os investidores que ficaram com medo do Bitcoin após o declínio do ano passado: eles podem tirar proveito dos ganhos da moeda digital e ainda assim recuperar a maior parte do dinheiro se a criptomoeda despencar.

A empresa dele, a BitSpread, está oferecendo o que, segundo Jeanson, são os primeiros produtos estruturados para proteger o capital dos investidores nas negociações com bitcoin. Os contratos de dois anos protegem 85 por cento do principal de um comprador e dão a eles 33 por cento dos ganhos no preço médio. Essas condições teriam ajudado os compradores quando a maior moeda digital perdeu três quartos de seu valor, em 2018.

"Estamos propondo limitar o potencial de prejuízo do investidor, uma garantia de que muitas pessoas precisam depois do ano passado", disse Jeanson, um veterano do ramo de derivativos que montou sua firma de consultoria e pesquisa de ativos de blockchain em 2014. "Os investidores estão interessados nessa classe de ativos devido à ausência de correlação com outros mercados."

A sequência selvagem do bitcoin -- subiu 1.400 por cento em 2017 e despencou em 2018 -- afastou muitos compradores casuais e tornou os tokens palatáveis apenas para os mais fiéis e para quem pode suportar grandes prejuízos. A proposta de aproveitar parte dos ganhos e limitar os prejuízos pode ser atraente, disse Jeanson, de Cingapura, por telefone.

Os produtos, projetados para investidores profissionais, fazem parte de um leque crescente de derivativos de criptomoedas. Os contratos futuros de bitcoins foram lançados no fim de 2017 e um mercado para opções de moedas digitais bilaterais se desenvolveu nos últimos seis meses.

A BitSpread protegerá o capital dos investidores investindo cerca de 80 por cento dos recursos em títulos com grau de investimento do JPMorgan Chase, disse o ex-executivo bancário do Nomura Holdings.