IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BHP reformula diretoria e eleva proporção de mulheres a 50%

James Thornhill

28/02/2019 14h07

(Bloomberg) -- A BHP Group nomeou mulheres para os importantes cargos de chefe de petróleo, diretora comercial e geocientista-chefe em uma grande reformulação dos altos escalões da maior empresa de mineração do mundo.

Três mulheres e um homem vão entrar na equipe de liderança executiva, de 10 pessoas, impulsionando a diversidade de gênero, já que agora as mulheres representam 50 por cento dos membros. A equipe anterior de nove membros tinha apenas duas mulheres.

Geraldine Slattery vai dirigir a unidade de petróleo, substituindo Steve Pastor, após ter liderado várias equipes em todo o portfólio de energia. A troca pode representar uma tentativa de pôr a casa em ordem após a venda da unidade de xisto dos EUA, disse Michael McCarthy, chefe de estratégia de mercado da CMC Markets.

Vandita Pant, atualmente tesoureira do grupo e chefe da Europa, foi promovida a diretora comercial, e Arnoud Balhuizen, veterano com 25 anos na empresa que havia sido citado como um possível candidato a CEO, saiu para retornar à sua Holanda natal. Pant liderou o programa de gerenciamento de capital da empresa, que gerou um retorno de US$ 10,4 bilhões aos acionistas após a venda dos ativos de xisto.

Laura Tyler adicionará o cargo de geocientista-chefe à sua atual posição de presidente de ativos da operação Olympic Dam na Austrália, e Jonathan Price assumirá o papel de diretor de transformação.

"Essas mudanças na administração são um passo importante do planejamento do futuro da BHP", afirmou o CEO da companhia, Andrew Mackenzie, em comunicado nesta quinta-feira. As mudanças podem aumentar a especulação sobre seu futuro no cargo mais alto, em meio a suposições do setor de que ele poderia sair em 2020.

Os atuais favoritos para suceder a Mackenzie são Peter Beaven, diretor financeiro, e Mike Henry, chefe dos negócios australianos da empresa, segundo pessoas familiarizadas com o pensamento da companhia no início deste ano. Eles não foram afetados pela reformulação. A saída de Mackenzie poderia ser anunciada ainda neste ano, de acordo com essas pessoas.

--Com a colaboração de Lynn Thomasson.