IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Twitter age para combater compartilhamento de dados pessoais

Morwenna Coniam e Maria Jose Valero

08/03/2019 11h55

(Bloomberg) -- O Twitter ampliou na quinta-feira os esforços para aplacar as preocupações a respeito da proteção à privacidade nas redes sociais.

Em um tuíte de sua conta voltada à segurança, a empresa anunciou uma atualização em suas funções de denúncias de abuso para permitir que os usuários especifiquem problemas em informações pessoais usando um GIF com instruções passo a passo.

Mais cedo, no mesmo dia, a empresa de rede social tuitou uma imagem em sua conta principal mostrando um balãozinho com um sinal de reticências dentro, usado para indicar quando uma mensagem está sendo digitada.

A decisão do Twitter surge um dia depois de o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciar planos para reconstruir alguns dos recursos da empresa com foco em comunicações privadas. "Eu acredito que uma plataforma de comunicação focada na privacidade se tornará ainda mais importante do que as plataformas abertas de hoje", escreveu ele em uma postagem de blog.

A privacidade virou uma questão fundamental para as empresas de redes sociais e tecnologia, em particular desde que a imprensa revelou, no ano passado, que a consultoria política Cambridge Analytica obteve indevidamente dados de dezenas de milhões de usuários do Facebook. O escândalo desencadeou uma onda de preocupação a respeito de como a empresa coleta informações pessoais, compartilha essas informações com parceiros e as usa para vender publicidade digital.

A projeção de receitas do Twitter para o primeiro trimestre, divulgada no mês passado, indicava um crescimento moderado do número de usuários, o que sugere que os esforços de melhoria ainda não foram capazes de expandir a audiência. As ações subiram 4,8 por cento desde o começo do ano, mas ainda estão 37 por cento abaixo da alta plurianual alcançada em junho do ano passado.

Repórteres da matéria original: Morwenna Coniam em N York, mconiam@bloomberg.net;Maria Jose Valero em N York, mvalero3@bloomberg.net