IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brexit não desamina chineses ricos em busca de visto britânico

Tom Metcalf

08/04/2019 11h45

(Bloomberg) -- O impasse político e anos de drama do Brexit não desanimaram chineses ricos que buscam vistos de investidores no Reino Unido.

Os pedidos de vistos de investidores Nível 1 por chineses aumentaram 19%, para 144 no total em 2018 em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério do Interior britânico coletados pela empresa de private equity Growthdeck. O número de pedidos quase dobrou desde 2016, quando o Reino Unido votou pela saída da União Europeia em referendo.

Os chineses responderam por 63% dos 228 pedidos no ano passado, em comparação a cerca de 50% em 2017, de acordo com a Growthdeck. Hong Kong ficou em segundo, com 26% do total.

O Ministério do Interior anunciou no início de dezembro que estava temporariamente suspendendo os vistos para implementar mudanças destinadas a combater a lavagem de dinheiro e o crime organizado. Menos de uma semana depois, informou que não havia imposto a suspensão, sem explicar por quê.

"Todos os pedidos são considerados por seus méritos individuais", disse um porta-voz do Ministério do Interior em comunicado enviado por e-mail. "A rota do Nível 1 foi revista para proteger melhor o Reino Unido de fundos obtidos ilegalmente e garantir que apenas investidores genuínos e cumpridores da lei possam obter vistos."

Longe de dissuadir os ricos migrantes chineses, a incerteza pode ter incentivado os pedidos.

"Durante esse período, pedidos de conta quase quadruplicaram", disse Farzin Yazdi, chefe da oferta de visto para investidores da Shard Capital, que afirma ter prestado assessoria em cerca de um terço de todas as petições.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse no ano passado que o governo estava revendo o programa após Yvette Cooper, deputada do Partido Trabalhista, ter questionado a origem do dinheiro de 700 russos que conseguiram vistos. O número de pedidos caiu drasticamente em 2015, depois de o governo ter implementado requisitos para monitorar a lavagem de dinheiro e dobrado o investimento mínimo para a obtenção do visto para 2 milhões de libras (US$ 2,6 milhões).

Desde a mudança de posição em dezembro, o Reino Unido introduziu mudanças no mês passado exigindo que os candidatos provem que estavam em posse dos 2 milhões de libras exigidos por pelo menos dois anos, em vez dos 90 dias sob as regras atuais, ou forneçam evidências da origem do dinheiro. Investimento em títulos do Reino Unido são excluídos do plano.

Os dados mostram que os pedidos de vistos por russos caíram pela metade, para 24 no total em 2018. O Reino Unido tem atraído russos super-ricos, que veem o país como um lugar seguro e estável para fazer negócios, proteger o patrimônio e educar seus filhos - tanto que Londres foi apelidada de "Londongrado".

--Com a colaboração de Alex Morales.