PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Hong Kong ultrapassa Japão como maior mercado acionário do mundo

Will Davies

10/04/2019 10h29

(Bloomberg) -- Hong Kong pode se vangloriar, por enquanto.

O mercado acionário da cidade ultrapassou o Japão e agora é o terceiro maior do mundo em valor, atrás apenas dos Estados Unidos e da China continental, graças à recuperação das ações de Hong Kong depois do pior ano desde 2011.

O valor de mercado de Hong Kong somava US$ 5,78 trilhões até terça-feira, segundo os dados mais recentes disponíveis, comparados com os US$ 5,76 trilhões do Japão. O índice Hang Seng da Bolsa de Valores de Hong Kong subiu 17% este ano até terça-feira, quando encerrou com a maior alta desde 15 de junho. A gigante de internet Tencent Holdings tem puxado o desempenho, com um ganho de 22%. O índice Topix do Japão avançou 8,3% nesse período.

Ambos os mercados fecharam em queda nesta quarta-feira, em reação ao cenário econômico traçado pelo Fundo Monetário Internacional que reforçou a preocupação com o desaquecimento do crescimento global. Outro fator de pressão foi a ameaça dos EUA de impor tarifas à União Europeia. O índice Hang Seng caiu 0,1%, mas encerrou acima da marca de 30 mil pontos ultrapassada no início do mês. O Topix fechou em queda de 0,7%.

Para contatar o editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net