IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior produtora mundial de cobre fica fora de encontro na China

Laura Millan Lombrana e Daniela Guzman

23/04/2019 15h16

(Bloomberg) -- O presidente da maior produtora de cobre do mundo está furioso após o presidente chileno Sebastian Pinera não levá-lo a uma visita ao seu principal comprador.

Os executivos da estatal Codelco não acompanharam Piñera em sua viagem para participar do 2º Fórum de Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional em Pequim, de acordo com o presidente Nelson Pizarro. A delegação chilena, incluindo dezenas de representantes do setor privado, deve se reunir com o governo chinês e representantes de empresas durante a visita.

"Alguém me perguntou: a Codelco está lá? E eu disse: não, a Codelco não está lá", disse Pizarro ao público em uma conferência de mineração em Santiago na terça-feira. "Como você pode ir para a China, nosso principal comprador de cobre, sem a presença da Codelco?"

Depois de fazer a pergunta, Pizarro parou por alguns segundos, olhou para a platéia e saiu do palco em meio a uma salva de palmas. Pizarro tem reforçado as necessidades de financiamento da Codelco para aumentar a produção, em um momento em que o governo chileno está procurando reduzir os gastos fiscais. O ministro da mineração disse que qualquer decisão sobre financiamento terá que esperar pela aprovação de uma reforma tributária emblemática.

A China é o principal parceiro comercial do Chile, com mais da metade da produção de cobre do país ou US$ 17,9 bilhões exportados para a nação asiática no ano passado, de acordo com a comissão de cobre do Chile, a Cochilco. O cobre representou quase metade das exportações do Chile no ano passado, segundo dados do banco central.

O governo chileno não respondeu imediatamente aos e-mails e telefonemas em busca de comentários.

Repórteres da matéria original: Laura Millan Lombrana em Santiago, lmillan4@bloomberg.net;Daniela Guzman em N York, dguzman26@bloomberg.net