PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Nike escolhe pequeno ateliê em NY para fabricar tênis denim

Kim Bhasin

27/05/2019 13h55

(Bloomberg) -- Na parte de trás de uma boutique de roupas no sul de Manhattan, passando pelos tecidos de denim pendurados na parede, oito alfaiates e um cortador estão costurando jeans personalizados. Cada um vai costurar apenas dois ou três pares por dia.

A loja, chamada 3x1, intriga clientes e especialistas do setor. É conhecida por fazer experiências com selvedge denim (tecido que fica na barra da calça) proveniente de teares de todo o mundo e com novos designs. Os fãs incluem atletas profissionais como Lebron James, Tony Parker e Victor Cruz, cujos corpos de super-homens não se adaptam aos jeans comuns. Um par 3x1 totalmente personalizado pode custar mais de US$ 1.200, mas existem outras maneiras de uma marca sofisticada chegar aos novos clientes.

A 3x1 e a Nike estão lançando três modelos de tênis selvedge de edição limitada. Esse tipo de tecido será usado pela primeira vez no modelo Air Force 1, após 1,5 mil iterações. Os tênis custam US$ 130 e estão disponíveis em azul desbotado, índigo cru e denim preto. É um momento importante para o pequeno ateliê. "Tivemos muitas relações com a Nike ao longo dos anos", disse o veterano da indústria de jeans e proprietário, Scott Morrison. "Espero que esta seja a primeira de muitas coisas que podemos fazer."

A relação entre a Nike e a 3x1 começou, pelo menos em parte, como muitos relacionamentos de Nova York: graças à proximidade forçada. A loja 3x1 fica bem ao lado do NikeLab 21 Mercer, uma loja conceito que é frequentada por celebridades e fãs de tênis. Mark Parker, CEO da Nike, começou a visitar a loja vizinha em 2011, e Morrison costuma conversar muito com Al Baik, diretor sênior de criação de calçados masculinos da Nike Sportswear. Baik queria ver um denim sofisticado nos pés das pessoas. "Fazia todo sentido alavancar a paixão e o expertise de Scott para nos levar até lá", disse.

O denim desfruta de um ressurgimento generalizado no momento, marcando uma recuperação nos últimos dois anos, depois que consumidores haviam se cansado do modelo clássico em meados de 2010, preferindo leggings e calças de yoga. Morrison esteve presente durante todo esse período: está no negócio de denim há décadas, primeiro com a Paper Denim & Cloth, depois com a Earnest Sewn, antes de comandar a fabricante japonesa de jeans Evisu.