IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chuvas nos EUA aumentam procura por grãos de outros países

Alfred Cang, Aya Takada e Heesu Lee

30/05/2019 11h42

(Bloomberg) -- Alguns dos maiores importadores de grãos dos Estados Unidos estão buscando ofertas de outros países depois que as chuvas no Meio-Oeste aumentaram os preços em Chicago, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

Importadores do Japão e da Coreia do Sul estão pedindo cotações para a América do Sul e para o milho do Mar Negro para substituir alguns carregamentos dos EUA, de acordo com as pessoas, que pediram para não serem identificadas. Os importadores também fazem levantamento de preços do trigo para ração da Rússia e da América do Sul, disse uma das pessoas. Os importadores ainda não fecharam as compras.

Os preços dos grãos dispararam em Chicago quando fortes chuvas e enchentes afetaram as plantações de agricultores americanos, que cultivam um terço do milho global. Apenas 58% da safra do país havia sido semeada até 26 de maio, o índice mais baixo registrado para esta época do ano.

O Japão e a Coreia do Sul são o segundo e terceiro maiores importadores de milho dos EUA, respectivamente, segundo os dados mais recentes do Conselho de Grãos dos EUA. Mais de 90% do milho importado pelo Japão em 2018 veio dos EUA, enquanto a parcela de milho americano importado pela Coreia do Sul ficou em 40%.

"O aumento dos preços em Chicago pode estar incentivando importadores japoneses de milho a trocarem os EUA por outros países exportadores, como Brasil, Argentina e Ucrânia, já que os estoques nesses países são amplos", disse Kazuhiko Saito, analista da Fujitomi, uma corretora de Tóquio. As exportações dos EUA para o Japão não foram afetadas pelas chuvas ou enchentes até agora, acrescentou.

O clima úmido nos EUA não mostra sinais de abrandamento, com chuvas previstas nos campos de milho e soja em grande parte do Meio-Oeste e Great Plains, diminuindo o prazo para agricultores terminarem de semear.

A alta dos preços perdeu força nos últimos dois dias, mas as cotações ainda estão quase 20% acima do nível há três semanas. Os preços do trigo subiram cerca de 16% no período.

Repórteres da matéria original: Alfred Cang em Cingapura, acang@bloomberg.net;Aya Takada em Tóquio, atakada2@bloomberg.net;Heesu Lee em Seul, hlee425@bloomberg.net