IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Australiano KIS Capital entra para lista de hedge funds fechados

Matthew Burgess

07/06/2019 13h06

(Bloomberg) -- O KIS Capital Partners, da Austrália, agora faz parte da crescente lista de hedge funds fechando as portas.

A empresa, com sede em Sydney, vai devolver A$ 260 milhões (US$ 181 milhões) aos investidores como resultado do fraco desempenho, disse o diretor de investimentos do KIS Capital, Josh Best, em entrevista na sexta-feira. O fundo, aberto há quase 10 anos e que aposta em ações da Ásia com exceção do Japão, perdeu 1,2% nos primeiros quatro meses do ano, enquanto o Índice MSCI Asia ex-Japan disparou 13% no período.

"Nosso dever fiduciário é com nossos investidores e não estamos satisfeitos com o desempenho recentemente", disse Best. "Estamos a milhas de distância de onde queríamos estar."

O KIS Capital entra para uma longa lista de hedge funds que estão devolvendo dinheiro aos clientes. O setor lida com a crescente pressão de fundos negociados em bolsa mais baratos e firmas que operam apenas na ponta compradora, que tendem a mostrar desempenho acima da média do mercado em períodos de alta. O gestor de recursos Neil Woodford, celebridade no Reino Unido, congelou resgates de seu principal fundo, e o Eikoh Research Investment Management fechou seu fundo no Japão, que operava há 17 anos.

O bilionário Stan Druckenmiller disse esta semana que o setor precisa passar por uma grande transformação para reduzir o número de operadores a apenas uma fração do total atual.

Best disse que gostaria de usar as desculpas de outros gestores e culpar os mercados ou a ascensão de ETFs de baixo custo, mas admitiu que o fraco desempenho é sua responsabilidade.

"A estratégia certamente não está quebrada e não há motivo para não poder ganhar dinheiro em todos os ambientes", disse Best. "Apenas não fomos capazes de fazer isso no ambiente atual."