IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índia aposta em reality show para dar impulso às startups

Saritha Rai

05/07/2019 14h39

(Bloomberg) -- O governo da Índia está empenhado em apoiar a forte expansão do setor de tecnologia do país e acredita que os reality shows podem ser a resposta.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi planeja criar um canal de TV e um programa para estimular parcerias entre empreendedores, startups e investidores. A ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, disse na sexta-feira que o programa será transmitido em uma série de canais atualmente operados pela emissora estatal Doordarshan.

"Servirá como uma plataforma para promover startups, discutir questões que afetam seu crescimento, fazer parcerias com capitalistas de risco e para o planejamento de financiamentos e tributário", disse Sitharaman durante apresentação de propostas orçamentárias no parlamento.

O canal será desenvolvido e executado por startups, disse Sitharaman, sem dar detalhes. Foi um dos poucos anúncios do orçamento relacionados ao avançado setor de startups da Índia, que criou gigantes como Ola, Paytm e Flipkart. O crescente número de smartphones e pacotes de dados mais baratos estimulam o uso da Internet. Como a taxa de desemprego está no maior nível em 45 anos, Modi está empenhado em energizar o setor de startups para a geração de empregos. O alcance nacional da rede Doordarshan poderia ajudar a aumentar o perfil de empresas privadas e estimular o empreendedorismo em áreas rurais.