IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China pode comprar mais soja dos EUA em outubro, diz consultor

Bloomberg News

26/09/2019 06h28

(Bloomberg) -- A China deve aumentar as compras de soja dos Estados Unidos durante as negociações comerciais em Washington em outubro, segundo um influente consultor agrícola chinês.

A maior importadora de soja do mundo provavelmente vai comprar mais 1 milhão a 2 milhões de toneladas quando o vice-primeiro-ministro Liu He visitar Washington, disse Li Qiang, presidente do conselho da Shanghai JC Intelligence. Se as negociações forem bem-sucedidas, a China poderá aumentar as importações para 30 milhões a 35 milhões de toneladas no próximo ano, disse Li em conferência do setor em Nanning, na China.

A China permitiu mais isenções para que empresas comprem soja americana sem pagar tarifas retaliatórias, segundo reportagens da Bloomberg esta semana, enquanto também se prepara para comprar mais carne suína dos EUA.

A China já comprou cerca de 19 milhões de toneladas de soja dos EUA este ano, portanto, com as compras extras o país excederia seu compromisso de importar cerca de 20 milhões de toneladas do mercado americano, disse Li. Com as compras extras, a China poderá suprir o déficit para o resto do ano e cerca de 7 milhões de toneladas de importações anteriores poderão ser armazenadas em reservas estatais, disse.

Li é menos otimista em relação ao comércio entre Argentina e China. Pequim concordou recentemente em permitir exportações de farelo de soja da Argentina, maior exportadora de ração. No entanto, esse acordo é estratégico para a China, e o país poderia comprar apenas um pequeno volume em caráter experimental, disse Li.

To contact Bloomberg News staff for this story: Shuping Niu em Beijing, nshuping@bloomberg.net