IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trading Cofco tem novos diretores para Américas e Brasil

Isis Almeida e Andy Hoffman

06/02/2020 12h31

(Bloomberg) -- A Cofco International, o braço de trading da maior empresa de alimentos da China, criou um cargo para a supervisão das Américas e nomeou um novo responsável para o Brasil após uma auditoria interna na subsidiária.

Tony Tian, que comanda risco global na sede da Cofco em Genebra, assumirá o novo cargo de chefe das Américas e fará parte do comitê executivo da empresa, de acordo com pessoas a par do assunto. Philip Xu substituirá Valmor Schaffer como diretor-gerente de grãos e oleaginosas no Brasil, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

Um porta-voz da Cofco em Genebra confirmou as mudanças.

A Cofco ordenou uma revisão interna da subsidiária brasileira depois que sua maior unidade perdeu controle de uma parte das finanças durante a rápida expansão, disseram pessoas com conhecimento do assunto em dezembro. Schaffer e o diretor financeiro no Brasil, Wander Meyer, foram afastados, informou a empresa em dezembro, sem fornecer uma explicação. Ambos estão deixando a empresa, disseram as pessoas.

Em seu novo cargo, Tian vai trabalhar com Marcelo Martins, responsável pelas operações na Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico, disseram as pessoas. Xu foi vice de Schaffer e diretor de operações do Brasil. Tian e Xu são chineses e funcionários veteranos da Cofco.

A Cofco também promoveu Alfonso Romero, diretor-gerente para Argentina, Paraguai e Uruguai, e Helen Song, diretora de estratégia, para o comitê executivo, disse o porta-voz.

Enquanto tenta competir com as maiores tradings de alimentos, a Cofco tem enfrentado uma série de mudanças em cargos executivos e saídas de operadores nos últimos 12 meses. Paul Bateson, diretor global de grãos, deixou a empresa em janeiro, enquanto o ex-presidente do conselho e ex-diretor-presidente Jingtao "Johnny" Chi foi contratado pela China Grain Reserves no ano passado.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Isis Almeida em Chicago, ialmeida3@bloomberg.net;Andy Hoffman em Genebra, ahoffman31@bloomberg.net