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Red Bull vende 7,5 bilhões de latas ao saciar sede de emergentes

Boris Groendahl

17/02/2020 13h12

(Bloomberg) -- As vendas da Red Bull subiram tanto no ano passado que a fabricante austríaca poderia ter fornecido uma lata de sua bebida energética para cada habitante do planeta.

O volume de vendas atingiu recorde de 7,5 bilhões de latas em todo o mundo em 2019, impulsionado pelo crescimento em mercados emergentes como Brasil, Índia e África, disse a empresa, que cultivou sua marca com o patrocínio de esportes radicais. A população global soma 7,7 bilhões de pessoas.

A receita aumentou 9,5%, para 6,1 bilhões de euros (US$ 6,6 bilhões). Os níveis de lucro não foram divulgados, mas o site da empresa diz que esses resultados também atingiram recorde, o que significa que os donos bilionários da Red Bull podem ficar ainda mais ricos este ano. A empresa distribuiu mais de meio bilhão de euros em lucro para acionistas em 2019.

Em 1987, o falecido empresário tailandês e criador ocasional de patos Chaleo Yoovidhya fez uma parceria com o especialista em marketing austríaco Dietrich Mateschitz, depois que Mateschitz descobriu a bebida energética vendida pela empresa de Chaleo enquanto tentava amenizar o jet lag em uma viagem de negócios.

A Red Bull, que tem capital fechado, é controlada por Mateschitz e pela família de Yoovidhya, e ambos se tornaram bilionários graças ao tônico que inventaram. Mateschitz é a pessoa mais rica da Áustria, com patrimônio de US$ 12,4 bilhões, segundo o Índice de Bilionários Bloomberg.

Os resultados indicam que a empresa com sede em Fuschl, na Áustria, vendeu, em média, mais de 20 milhões de latas de Red Bull por dia em 2019, ou o equivalente a 850 mil latas por hora. O crescimento foi mais acelerado na Índia, onde as vendas subiram 37%, Brasil (+30%) e África (+25%).

--Com a colaboração de Tom Metcalf.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

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