IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE libera US$ 112 bi para aumentar crédito em meio à pandemia

Alexander Weber e Nicholas Comfort

16/03/2020 09h33

(Bloomberg) -- O Banco Central Europeu liberou cerca de 100 bilhões de euros (US$ 112 bilhões) em capital para os bancos com o objetivo de manter o fluxo de crédito em meio à propagação do coronavírus, segundo um órgão regulador.

O dinheiro vai estar disponível para empréstimo depois que o BCE der permissão para que os bancos operem com reservas de capital mais baixas e usem dívida subordinada para ajudar a atender às suas necessidades individuais, disse o presidente da Autoridade Bancária Europeia, José Manuel Campa, à TV Bloomberg.

"Os bancos estão bem capitalizados e operacionalmente prontos para enfrentar a situação", disse Campa em entrevista na segunda-feira.

Campa disse que o número tem como base o anúncio do BCE na quinta-feira, bem como "a gama de estimativas de analistas". A quantidade total de capital que os bancos podem acessar é, na verdade, maior porque as instituições também poderão entrar em seu chamado colchão de conservação de capital.

Governos de todo o mundo correm para fornecer estímulo e garantir que bancos continuem a oferecer crédito, pois a propagação do vírus causa estragos nas economias e ameaça aumentar os empréstimos de risco. Os reguladores europeus liberam os bancos para colocar grande parte de seu colchão financeiro em funcionamento e também flexibilizam outros requisitos.

"Estamos prontos para fazer o que for necessário à medida que a situação evolui, mas a mensagem principal, nesta fase, é que os bancos devem se concentrar nas capacidades operacionais e garantir que abordem essa situação tão difícil", disse Campa.

--Com a colaboração de Jana Randow, Matthew Miller e Anna Edwards.

Para contatar o editor responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net

Repórteres da matéria original: Alexander Weber Brussels, aweber45@bloomberg.net;Nicholas Comfort em Frankfurt, ncomfort1@bloomberg.net