IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dicas para aumentar a produtividade do trabalho remoto

Justin Ocean

31/03/2020 14h43

(Bloomberg) -- Quando o novo coronavírus começou a se espalhar pela Ásia em janeiro, o que obrigou ao maior experimento de trabalho em casa do mundo, poucos sabiam o que esperar, muito menos os mais de 400 jornalistas da Bloomberg na região. Apenas recentemente alguns começaram a retornar ao escritório.

Enquanto isso, o grande experimento ocorre globalmente com o aumento dos casos de Covid-19 nos EUA e na Europa, com Espanha, França e Itália em confinamento e cidades como Nova York praticamente paradas.

Consultamos nossos colegas em Pequim, Xangai, Hong Kong, Seul e Tóquio para obter dicas e conselhos:

Maximizar a produtividade

O maior conselho: "Vá" ao trabalho.

"Tente manter alguma coisa de sua rotina original antes de começar a trabalhar em casa", diz Eric Lam, repórter em Hong Kong. Se você precisava estar na mesa às 8h da manhã, não levante às 7h59. Reserve um pouco de tempo antes de começar para despertar, preparar o café da manhã. Especialmente para aqueles que, como eu, que não são madrugadores."

A roupa também é importante. Isso significa roupas de trabalho confortáveis, não pijamas.

"Isso me faz sentir desperta, renovada, produtiva e menos desleixada", diz Kristine Servando, vice-chefe de Ásia digital em Hong Kong. "Faz parte do truque mental de demarcar entre trabalho e o resto da sua vida."

"Para os homens: façam a barba", diz Edward Gelband, que faz parte da equipe de distribuição de mídia em Tóquio.

Criar um "ambiente de escritório" também é importante. Tente montar seu espaço de trabalho em uma sala bem iluminada ou com o máximo de luz natural possível. Tenha uma boa cadeira. Levante-se. Faça muito mais reuniões: comunique-se.

Alex Millson, editor de redação em Hong Kong, tem uma dica indispensável para evitar distrações de parceiros e filhos: fones de ouvido. Ele acrescenta: "Acabei de comprar um par de AirPods Pro, que são ótimos para abafar o grupo de jogos que hospedamos uma vez por semana e outras distrações por perto."

Ele também comprou uma almofada lombar. "Isso me salvou totalmente. Claro, não é bom se você estiver trabalhando no sofá. E sua Nespresso Mini Essenza está fazendo hora extra. "É ótimo porque faz uma xícara de café em 30 segundos. É tão pequena que pode ficar ao lado da sua estação de trabalho."

Estipular limites

Quando você mora no escritório, é fácil trabalhar demais.

Kristine, em Hong Kong, enfatiza a importância de desconectar completamente quando deve. Resista ao desejo de voltar ao computador após o jantar. "Caso contrário, a vida profissional invade a vida doméstica, física e mentalmente."

"A maior surpresa para mim é a rapidez com que o dia pode passar sem que você perceba, em comparação com o trabalho no escritório", diz Lam. "Não ter de me deslocar me faz sentir muito mais produtivo. Mas, por outro lado, às vezes não parece que você realmente terminou quando o horário de trabalho termina. Portanto, é importante saber quando se levantar e desconectar."

E se meus filhos também estiverem em casa?

"Crianças de 3 anos são inerentemente atraídas por teclados, mouses ou qualquer coisa que faça clique, por isso é importante que você tenha coisas ainda mais irresistíveis à mão, como brinquedos ou biscoitos favoritos", diz Young-Sam Cho, editor em Hong Kong. "Dizer 'não, não pegue isso' ou 'espere, estou enviando uma manchete/artigo importante' simplesmente não funciona. Se nada funcionar, dê a eles o iPad."

"E nunca os acorde."

Clara Ferreira Marques, 40 anos, colunista da Bloomberg Opinion em Hong Kong que mora com o marido e três filhos, destacou a importância de programar tempo livre para as crianças. "Isso é um desafio para a maioria de nós que acabamos sozinhos em casa, mas não impossível."

©2020 Bloomberg L.P.