PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

G-20 planeja grupo especial para monitorar mercado de petróleo

Javier Blas, Ilya Arkhipov e Tsuyoshi Inajima

09/04/2020 08h21

(Bloomberg) -- O G-20 planeja criar um grupo especial para garantir que as medidas para estabilizar os mercados de petróleo a serem decididas na quinta e sexta-feira sejam implementadas, de acordo com esboço do comunicado divulgado aos países membros.

O grupo seria designado para monitorar a implementação e informar os ministros de Energia do G-20 "para ações corretivas adicionais, se necessário", de acordo com o esboço descrito à Bloomberg por pessoas que viram o documento. A composição do comitê ainda está em discussão, segundo três pessoas com conhecimento do documento.

O esboço não menciona especificamente os possíveis cortes de produção da Opep e aliados. As medidas de estabilização também podem incluir ações dos maiores consumidores de petróleo para apoiar o mercado, como compras para reservas estratégicas. O texto ainda pode ser alterado antes da aprovação do documento final na videoconferência programada para sexta-feira, disseram as pessoas.

O grupo ainda debate se deve se referir especificamente ao acordo esperado da Opep e aliados na quinta-feira e, em caso positivo, como. Enquanto alguns países pressionam por um texto que "acolha" esse acordo, outros defendem uma menção mais neutra, segundo uma das pessoas. Outra fonte disse que o pacto pode nem ser mencionado no texto.

O G-20, que é presidido pela Arábia Saudita este ano, assume um papel sem precedentes nas discussões sobre cortes na produção de petróleo. Tradicionalmente, Opep e aliados lideravam as discussões sobre cotas de produção, com o G-7 e o G-20 muitas vezes em defesa do aumento da produção pelo cartel para manter os preços mais baixos. Porém, com a queda da demanda global por petróleo devido ao impacto do coronavírus, EUA e outros países usam o fórum do G-20 para pressionar a aliança da Opep+ a reduzir a produção e, assim, ajudar a impulsionar as cotações.

©2020 Bloomberg L.P.