IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Elon Musk, criador do PayPal, é empresário do ano para a revista "Fortune"

21/11/2013 16h09

Nova York, 21 nov (EFE).- Elon Musk, co-fundador de companhias inovadoras como PayPal, Tesla e SpaceX, foi eleito nesta quinta-feira empresário do ano pela revista "Fortune".

Tesla se transformou no maior e mais conhecido fabricante de automóveis elétricos e neste ano suas ações se valorizaram 262%, graças também a um crescimento de sua receita.

Além disso, Musk criou a SolarCity, uma companhia líder de tecnologia de energia solar nos Estados Unidos, e propôs o "Hyperloop", um revolucionário sistema de transporte rápido entre Los Angeles e San Francisco.

Musk, nascido na África do Sul em 1971 e naturalizado americano, revolucionou o pagamento eletrônico com o PayPal (empresa que vendeu em 2002), e as viagens espaciais privadas com SpaceX, antes de conseguir com a Tesla que os automóveis elétricos se tornassem atraentes para os milionários, as figuras de Hollywood.

A "Fortune" destaca que, apesar de todas as iniciativas empreendidas por Musk terem feito dele um homem extremamente rico, com uma fortuna avaliada pela "Bloomberg Wealth" em US$ 7,7 bilhões, a revista o elegeu "por sua audácia e tenacidade".

A lista dos dez empresários do ano dedica o segundo lugar à definição genérica do "investidor ativista"; e o terceiro lugar é para Ma Huateng, co-fundador e CEO do Tencent, o principal portal de internet na China.

O quarto posto é para Angela Ahrendts, recentemente nomeada responsável da grife Burberry, e em quinto lugar empatam os CEOs da Time Warner, Jeff Bewkes, e da Netflix, Reed Hastings.

O co-fundador e responsável da Amazon, Jeff Bezos, ocupa o sexto posto, enquanto o CEO da Toyota, Akio Toyoda, ficou em sétimo, seguido por Larry Page, co-fundador e CEO do Google.

O famoso investidor Warren Buffett ocupou o nono lugar, enquanto a conselheira delegada do Yahoo!, Marissa Mayer, fecha a lista.