China eleva cotação do iuane frente ao dólar após menor valor em 5 anos

Pequim, 8 jan (EFE).- O Banco Popular da China estabeleceu nesta sexta-feira uma cotação de referência do iuane com relação ao dólar, depois que ontem a divisa chinesa alcançou seu menor nível em cinco anos em relação à moeda americana.

Após nove dias consecutivos em que o banco central chinês fixou sua divisa em níveis mais baixos em relação ao dólar, o que muitos analistas consideraram uma desvalorização encoberta, a cotação se situou hoje em 6,5636 iuanes por dólar, ligeiramente inferior aos 6,5646 de ontem.

O sistema chinês estabelece que as operações com divisas podem ser feitas com uma margem de 2% em relação ao câmbio de referência fixado pelas autoridades.

No entanto, o banco central anunciou um câmbio médio do iuane claramente mais baixo em relação a outras divisas importantes, como o euro, o iene e a libra, o que pode indicar uma continuação da tendência de desvalorização da divisa chinesa.

O câmbio de referência era hoje de 7,1735 iuanes por euro, frente aos 7,0579 de quinta-feira, enquanto alcançava 5,5872 iuanes por 100 ienes, em comparação com os 5,5246 de ontem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos