Bolsas

Câmbio

Putin diz que Rússia deve estar preparada para qualquer mudança na economia

Moscou, 13 jan (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu nesta quarta-feira que seu governo deve seguir muito de perto a situação econômica no país, gravemente afetada pelo desabamento do preço do petróleo, e estar preparado "para qualquer desenvolvimento da situação".

"Devemos estar preparados para qualquer cenário nos mercados das matérias-primas, nas bolsas. Devemos seguir muito de perto e prepararmos os palcos para o desenvolvimento da economia russa perante qualquer situação", disse o chefe do Kremlin em reunião com membros do Executivo.

Ao mesmo tempo, acrescentou Putin, "isso não significa que agora devamos mudar algo bruscamente".

Na sua opinião, as autoridades russas administraram com "um grande profissionalismo e equilíbrio" a crise que o país atravessa, em recessão e com uma situação aguçada pela queda dos preços do petróleo e pelas sanções adotadas pelo Ocidente pelo papel de Moscou na crise da Ucrânia.

"Contaremos com a ideia de que a situação irá a melhor, mas como fazemos sempre, estaremos prontos para qualquer eventualidade", ressaltou o líder russo.

Horas antes, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, afirmou que o governo prepara cortes de despesas a fim de adequar os orçamentos do Estado "às novas realidades" econômicas que enfrenta o país.

O governo russo, explicou, já encomendou aos ministérios que apresentem propostas para reduzir suas despesas em 10%, sem afetar as verbas protegidas, como salários e programas sociais.

O orçamento geral do Estado para 2016 foram calculados em base um preço anual média do petróleo Urals de US$ 50 por barril, enquanto atualmente está abaixo dos US$ 30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos