Bolsas

Câmbio

PIB chinês registra crescimento de 6,9% em 2015, o menor em 25 anos

Pequim, 19 jan (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da China teve uma expansão de 6,9% durante o ano de 2015, após registrar crescimento de 6,8% no quarto trimestre do ano passado, anunciou nesta terça-feira o Escritório Nacional de Estatísticas do país asiático.

O dado, que representa o crescimento anual mais baixo em 25 anos, corresponde às previsões do governo chinês, que tinha fixado a meta de expansão do PIB em "cerca de 7%" para o último exercício.

Em 2015, o PIB chinês continuou sua tendência de desaceleração progressiva, com incrementos trimestrais de 7%, no primeiro e segundo trimestres; 6,9%, no terceiro, e 6,8% no último.

O crescimento de 6,8% no quarto trimestre do ano passado é o mais baixo em um período de três meses desde a explosão da crise financeira mundial em 2008.

"A economia alcançou um crescimento moderado, porém estável e sólido", afirmou o Escritório Nacional de Estatísticas em comunicado.

No ano passado, o Produto Interno Bruto da China totalizou 67,67 trilhões de iuanes (US$ 10,33 trilhões).

O setor serviços, por sua vez, ultrapassou pela primeira vez a barreira de 50% de toda a riqueza gerada pela China, ao alcançar 50,48%, contra 48,1% em 2014, o que reflete as tentativas das autoridades para reestruturar a economia e reduzir o peso da indústria e aumentar o do setor terciário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos