Bolsas

Câmbio

Produção industrial cai 8,3% em 2015, o pior resultado em oito anos

São Paulo, 2 fev (EFE).- A produção industrial do país caiu 8,3% em 2015, a pior contração registrada desde 2003, quando começou a ser registrado este indicador, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro, a produção caiu 0,7% em relação a novembro e retrocedeu 11,9% se comparada com o mesmo mês do ano anterior.

Segundo o IBGE, a produção industrial está 19,5% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013.

A queda da produção anual se viu pressionada pelo mau desempenho do setor automobilístico, um dos mais afetados pelo esfriamento da economia brasileira e a consequente forte freada do consumo por parte das famílias.

Este setor, que segundo sua patronal viveu em 2015 uma "crise sem precedentes", experimentou um retrocesso de 25,9% em sua produção durante o ano passado.

A fabricação de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos sofreu uma queda de 30% no período, enquanto a de máquinas e equipamentos caiu 14,6%.

A Confederação Nacional de Indústria (CNI) admitiu que 2015 foi um ano "bastante negativo" devido à incerteza em torno da economia brasileira, que se contraiu cerca de 3,70% no ano passado e fechará em queda de 3% em 2016, segundo as estimativas dos especialistas consultados pelo Banco Central.

De acordo com a CNI, o faturamento da indústria retrocedeu 8,8% no ano passado, o emprego teve uma queda de 6,1% e as horas trabalhadas caíram 10,3%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos