IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA e Cuba iniciam em Washington segunda rodada de conversas comerciais

17/02/2016 14h47

Washington, 17 fev (EFE).- A secretária de Comércio de EUA, Penny Pritzker, e o ministro do Comércio de Cuba, Rodrigo Malmierca, deram início nesta quarta-feira ao segundo Diálogo Regulador entre ambos países no marco do processo de normalização de relações iniciado no final de 2014.

"Esta segunda rodada de diálogo é outra oportunidade para trabalhar diretamente com nossos colegas cubanos para entender melhor o modo no qual ambos governos e economias podem trabalhar juntos em apoio do povo cubano", disse Pritzker no início das mesas de trabalho na sede do Departamento de Comércio.

Pritzker, que visitou a ilha no ano passado na rodada inaugural deste diálogo, ressaltou o momento "extraordinário" nas relações entre Cuba e EUA, ao celebrar o acordo selado nesta terça-feira para restabelecer os voos comerciais regulares entre ambos países.

Por sua vez, Malmierca afirmou que Cuba embarcou em um "caminho de não retorno" para "atualizar" sua política econômica no marco da qual se situa o processo de normalização de relações com os Estados Unidos.

Malmierca avaliou as medidas de relaxamento de sanções adotadas pelo presidente Barack Obama, mas ressaltou que a parte "substancial" delas segue presente no embargo comercial, que qualificou como o "maior obstáculo" ao restabelecimento de relações plenas.

No encontro, que terminará amanhã, estavam presentes pela parte americana, além de Pritzker, John Smith, diretor interino do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro, e Mark Wells, diretor de Assuntos Cubanos do Departamento de Estado, entre outros.

Enquanto a delegação cubana, liderada por Malmierca, também incluía a Orlando Hernández, presidente da câmara de Comércio de Cuba, e Irma Martínez, vice-presidente do Banco Central de Cuba.