PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Mogherini diz que hoje é um "dia histórico" para relação bilateral com Cuba

11/03/2016 12h14

Havana, 11 mar (EFE).- Cuba e a União Europeia (UE) iniciarão nesta sexta-feira uma "nova fase" em sua relação, segundo disse em Havana a chefe da diplomacia comunitária, Federica Mogherini, ao início de sua reunião com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, em uma jornada na qual é esperado o anúncio do fechamento de um acordo bilateral.

"Hoje é um dia histórico para nossa relação bilateral", afirmou Mogherini ao início da reunião, onde lembrou que no ano passado, durante sua anterior visita à ilha, foi acordado acelerar as negociações para um acordo de diálogo político e cooperação e "hoje vamos apresentar os resultados dessa negociação", disse.

Após a reunião de diálogo político que Mogherini e Rodríguez presidem juntamente nesta sexta-feira em Havana, se prevê que as partes anunciem um consenso sobre o documento do acordo de diálogo político e cooperação que negociam há três anos.

Por sua vez, Rodríguez comentou ao início de seu encontro com a Alta Representante da UE em Política Externa que desde a anterior visita de Mogherini, em março de 2015, foram "obtido resultados consideráveis" que serão constatados no diálogo de alto nível que realizam hoje e que dá continuidade ao que sustentaram em abril de 2015 em Bruxelas.

Cuba e a UE negociam há três anos um acordo de diálogo político e cooperação para normalizar seus vínculos, marcados desde 1996 pela chamada "posição comum", uma política impulsionada pelo então presidente do Governo espanhol José María Aznar (direita) e que condiciona a relação bilateral a avanços democráticos na ilha.

Cuba é assim o único país da América Latina com o qual o bloco comunitário não tem um acordo bilateral, embora a UE seja seu segundo parceiro comercial, o maior investidor estrangeiro na ilha e terceiro em chegada de turistas, atrás do Canadá e o grupo de países que conformam a América Latina.