Aeroporto de Bruxelas retomará parcialmente atividades no domingo

Bruxelas, 2 abr (EFE).- O aeroporto de Bruxelas, que foi alvo de um dos dois atentados terroristas de 22 de março, retomará no domingo parcialmente os voos de passageiros, informou neste sábado o executivo-chefe da companhia gerente, Arnaud Feist, em entrevista coletiva.

"A partir de amanhã, o aeroporto de Bruxelas deve estar parcialmente em operação", afirmou Feist, que disse que esta reabertura é um sinal de "esperança" após a tragédia que tirou a vida de 32 pessoas em 22 de março no terminal de Zaventem e no metrô de Maelbeek na capital belga.

Os três primeiros voos partirão a Faro, Atenas e Turim e serão operados pela Brussels Airlines, o cliente mais importante do aeroporto Internacional de Zaventem.

Feist afirmou que a Brussels Airport tomou de maneira consciente a decisão de retomar as operações com uma oferta inicial "limitada", que aumentará gradualmente.

O objetivo da companhia é voltar à capacidade máxima antes das férias de verão, ou seja "no final de junho, princípios de julho", explicou o executivo-chefe do aeroporto.

Feist explicou que o aeroporto só será acessível de carro ou de táxi durante os primeiros dias e que outros métodos de transporte seguirão o mais rápido possível.

Haverá um controle aleatório dos veículos que se aproximarem do aeroporto, indicou por sua parte um representante da Polícia.

"Só passageiros desde o estacionamento terão acesso" ao aeroporto, indicou o principal responsável do aeroporto, onde serão instalados detectores de metal e de raios X para "todos os passageiros" e todas as bagagens.

A polícia efetuará um "pré-controle" sistemático para controlar as passagens de viagem e os documentos de identidade.

O executivo-chefe do aeroporto explicou, além disso, que a próxima fase para a companhia é começar os trabalhos de renovação do terminal onde ocorreram duas explosões.

Essa renovação incluirá novas medidas de segurança e uma nova "arquitetura", disse o executivo-chefe, que agradeceu às companhias aéreas que colocaram à disposição dos passageiros soluções alternativas nos últimos 12 dias em aeroportos regionais como Antuérpia, Liège e Charleroi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos