Bolsas

Câmbio

Talibãs afegãos lançam aplicativo móvel próprio

Cabul, 3 abr (EFE).- Os talibãs lançaram um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android que estará disponível na loja virtual Google Play, em uma amostra de sua crescente aposta pelas novas tecnologias após anos de oposição a estes avanços.

"A tecnologia digital em linha está desempenhando um papel-chave na publicação de informação, por isso nossa equipe técnica desenvolveu e lançou um 'app' para ajudar a divulgar nossas notícias", indicou neste domingo à Agência Efe o porta-voz talibã Zabiullah Mujahid.

O aplicativo inclui material em pashtun, como notícias e vídeos sobre as atividades da formação insurgente em sua luta contra o governo afegão e as forças internacionais, apesar do grupo esperar ampliar a oferta a outros idiomasno futuro.

O "app" esteve disponível no Google Play até ontem à noite como parte de sua fase de teste e, uma vez que a formação insurgente "acabe com os erros, passará a estar à disposição da audiência para sempre".

Mujahid, ativo usuário da rede social "Twitter", detalhou que o aplicativo cumpre com as normas internacionais e assegurou que os insurgentes contam com uma "equipe profissional" para impedir possíveis "hackers".

Durante seu regime entre 1996 e 2001, os talibãs proibiram o uso de televisões e celulares e perseguiram os infratores da norma, em linha com seus ideais conservadores.

Quase 15 anos depois, o escritório de imprensa dos talibãs usa e-mails, tem contas no Twitter e Facebook, e envia mensagens de texto para divulgar sua propaganda pedindo a seus seguidores que "me curtam" as coisas nas redes sociais e a compartilhem em comunidades digitais.

A formação insurgente conta com páginas em cinco idiomas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos