Bolsas

Câmbio

Irã quer acordo entre produtores de petróleo para estabilizar mercado

  • Reprodução/NBCnews

Moscou, 20 abr (EFE).- O presidente do parlamento do Irã, Ali Larijani, disse nesta quarta-feira (20) que os países produtores de petróleo, da Opep e fora dela, precisam chegar a um acordo para estabilizar o mercado.

"Os países da Opep e os que estão fora da Opep devem tomar as decisões oportunas para calibrar esta questão", afirmou Larijani, em alusão a um possível congelamento da produção, em entrevista à imprensa no III Fórum Nacional de Petróleo e Gás da Rússia.

O representante iraniano acrescentou que "qualquer proposta (para congelar a produção de petróleo) deve ser ponderada e lógica. Afinal, os países da Opep têm suas cotas de extração e é preciso levá-las em conta", acrescentou.

"As questões relativas à queda dos preços do petróleo são intrigas, por trás das quais já se sabe quem está", afirmou o iraniano.

O Irã denuncia há anos os países árabes do Golfo, como a Arábia Saudita, por uma má gestão dos preços do petróleo.

Antes, o ministro venezuelano de Petróleo e Mineração, Eulogio Del Pino, propôs que as discussões entre os países produtores de petróleo para conseguir congelar a produção continuem na próxima reunião da Opep em Viena, após o recente fracasso da reunião de Doha.

"O que propomos é que essa discussão continue na reunião da Opep em Viena, e o que colocamos é que os países que foram a Doha sejam convidados como observadores na próxima reunião da Organização na primeira semana de junho", disse Del Pino em declarações à Efe.

O ministro considerou que, ao congelar a produção "no primeiro trimestre de 2017, se equilibrariam os preços entre US$ 60 e US$ 70", o que seria bom para a Venezuela nas atuais circunstâncias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos