Bolsas

Câmbio

Organizações criam mapa da superfície terrestre 3D mais preciso até o momento

Tóquio, 26 abr (EFE).- Duas entidades japonesas terminaram de gerar o mapa em três dimensões mais preciso até o momento de toda a superfície terrestre, uma tecnologia pensada para o desenvolvimento de infraestruturas e a prevenção de desastres.

As duas organizações, a empresa de tecnologias da informação NTT DATA e o Centro de Tecnologia de Detecção Remota do Japão (RESTEC), anunciaram nesta terça-feira que completou a cobertura deste serviço de cartografia 3D, que agora cobre inclusive a Antártida.

O produto, batizado AW3DTM e lançado em 2014 para áreas limitadas da Ásia, emprega um modelo de elevação digital (DEM) com uma resolução de cinco metros que utiliza cerca três milhões de imagens tomadas pelo satélite ALOS da Agência Aeroespacial do Japão (JAXA).

Esta tecnologia representa uma grande melhora a respeito das mapas do globo em três dimensões -que até agora ofereciam resoluções de entre 90 e 30 metros- e está disponível com um serviço sob demanda para qualquer indivíduo ou organização que requeira dados cartográficos de áreas geográficas a escolher.

Entre os serviços que são ofertados sob demanda, e foram incluídas também recriações em formato de mapa vetorial de edifícios e estruturas em 3D com resoluções de entre 2 e 0,5 metros que permitem realizar diferentes tipos de simulações.

As aplicações do AW3DTM vão desde o desenvolvimento de projetos de construção e infraestrutura ou estudos de logística e de exploração de recursos até a identificação de zonas de risco potencial em caso de desastres naturais como inundações e deslizamentos de terra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos