IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro russo pede aumento de troca comercial com o Cazaquistão

12/08/2016 07h34

Moscou, 12 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, pediu nesta sexta-feira o aumento da troca comercial com o Cazaquistão em reunião com o chefe do governo desse país centro-asiático, Karim Masimov, realizada no balneário russo de Sochi.

"Infelizmente, nos últimos tempos diminuiu nossa troca comercial. Falamos disso, mas é preciso empreender os esforços necessários nesta difícil conjuntura econômica para preencher as lacunas que foram criadas", disse Medvedev a seu colega cazaque, segundo a agência oficial russa "TASS".

O russo destacou elevado nível das relações entre ambos países, membros da União Econômica Eurasiática (UEE), que agrupa também Belarus, Armênia e Quirguistão, e que hoje realiza em Sochi uma reunião em nível de chefes de governo dedicada a assuntos alfandegários.

O primeiro-ministro cazaque pediu a seu colega russo que estude a possibilidade de devolver ao Cazaquistão os restos de Keiki Bater, um dos líderes do Movimiento de Libertação Nacional cazaque assassinado e esquartejado por soldados do Exército Vermelho em 22 de abril de 1923.

"Não há dúvida, dividirei imediatamente instruções orais, e, se for necessário, por escrito para que este assunto seja estudado. Depois nos comunicaremos com os senhores telefone e adotaremos uma decisão definitiva", respondeu Medvedev.

Masimov ressaltou que a recuperação dos restos de Bater é um assunto de "grande importância" para os cazaques.