IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marcelo Cherto afirma que sucesso nos negócios está na gestão, não na marca

15/08/2016 18h44

Montevidéu, 15 ago (EFE).- O empresário brasileiro Marcelo Cherto, um dos maiores especialistas mundiais em criação de redes de lojas franquiadas, como Samsung, Havaianas e L'Oréal, afirmou nesta segunda-feira em Montevidéu que o sucesso nos negócios está na gestão, não no produto nem na marca.

Cherto, que preside a principal empresa consultoria de franquias da América Latina e é considerado o pai desta fórmula de comercialização no Brasil, participou hoje na capital uruguaia de um evento empresarial sobre o lançamento deste tipo de negócio por parte da empresa de distribuição Kinko.

Para Marcelo Cherto, o êxito radica na implementação de um modelo de gestão que torne viável uma companhia, já que, em algumas ocasiões, empresas possuidoras de boas marcas e bons produtos terminam à deriva por um mau modelo de gestão.

A identidade de liderança, a exigência com os resultados e a boa gestão dos recursos humanos são outras chaves do sucesso empresarial que, de acordo com Cherto, se vê refletido no mundo das franquias.

Cherto afirmou que os princípios e os valores são elementos essenciais nos negócios e que prevalecem normalmente nos empreendimentos baseados nas franquias, ou seja negócios nos quais o franqueador põe à disposição do franquiado uma identidade de marca e elementos comuns de gestão e funcionamento.

A empresa do consultor brasileiro, que em seus quase 30 anos de existência realizou mais de 2.800 projetos para companhias de todos os tamanhos e segmentos, garantiu que hoje em dia o conceito de franquia é sinônimo de "negócio bem-sucedido", já que se ganha posição no mercado de forma organizada com outros.

Por sua vez, o empresário Armando Torres, acionista de referência da Kinko, disse que as novas lojas franquiadas da empresa pretendem "chegar a todas as esquinas do Uruguai" garantindo a expansão da rede de pequenos supermercados, cujo gerente geral é Juan Ravecca. EFE

pddp/rsd

(foto)