IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Primeiro-ministro chinês Li Keqiang visitará Cuba em setembro

27/08/2016 00h07

Havana, 26 ago (EFE).- O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, viajará para Cuba no mês de setembro onde está prevista a assinatura de importantes acordos, anunciaram nesta sexta-feira, em Havana, no encerramento da XXVIII Comissão Intergovernamental para as relações econômicas entre os dois países.

O ministro de Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, disse que seu país e a China têm uma "visão estratégica de futuro", segundo afirmaram os veículos de imprensa oficiais.

Malmierca afirmou que ambas os lados estão preparando as condições para a próxima visita do primeiro-ministro chinês a Cuba.

Além disso, afirmou que os investimentos chineses já começam a se manifestar no mercado cubano e que estão trabalhando em conjunto com uma projeção de "médio e longo prazo para impulsionar as relações econômicas" com base em planos que ambos países elaboraram até o ano de 2030.

No final da reunião, Malmierca e o vice-presidente de Negociações Comerciais Internacionais do Ministério de Comércio chinês, Zhang Xiangchen, que conduziu as negociações, assinaram as atas de três projetos já executados.

Esses projetos de cooperação foram para o fornecimento de equipamentos de medição de água, saneamento de Havana e a implantação da televisão digital no país caribenho.

Xiangchen afirmou que recapitularam os avanços conseguidos no ano passado, os trabalhos previstos para a próxima agenda e, além disso, assinaram um documento onde se recolhe só uma parte da colaboração, pois "são grandes áreas em que tivemos trocas".

Cuba e China mantêm relações estreitas, em que o país asiático figura como segundo parceiro comercial da ilha, com uma troca que nos primeiros nove meses de 2015 se elevou para US$ 1.596 bilhões, para um crescimento de quase 57% em relação a 2014, de acordo com dados oficiais.