IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dow Jones fecha em leve baixa de 0,06%, e Nasdaq registra novo recorde

07/09/2016 17h59

Nova York, 7 set (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta quarta-feira em leve baixa de 0,06%, enquanto o Nasdaq Composite subiu 0,15% e registrou um novo recorde, que é de 5.283,94 pontos.

Ao final do pregão, o principal indicador da bolsa de Nova York, o Dow Jones avançou para 18.526,14 pontos. Já o seletivo S&P 500 fechou com desvalorização de 0,02%, para 2.186,15.

O mercado reagiu com indecisão após ter acesso ao conteúdo do "livro bege" do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), que a cada seis semanas informa sobre as perspectivas econômicas dos 12 distritos nos quais se divide o país.

O documento indicou que a economia americana segue com uma expansão "modesta", com pressões inflacionárias ainda "leves" e certas dúvidas devido à "incerteza" sobre as eleições presidenciais de novembro.

"Em geral, as expectativas de crescimento salarial para os próximos meses foram modestas e os incrementos de preços se mantiveram leves", ressaltou o Fed no documento, que estava sendo esperado com grande ansiedade hoje em Wall Street.

Os dados apresentados pelo Fed são fundamentais para a Bolsa de Valores saber se em 20 e 21 de setembro, quando se reúne um comitê de política monetária do banco central, a entidade manterá em seus níveis atuais as taxas de juros ou aplicará uma ligeira alta.

No entanto, segundo os analistas, Wall Street não terminou de digerir a informação divulgada hoje, razão pela qual se mantém a incerteza sobre o que o Fed pode decidir mais adiante.

Nesta quarta-feira se destacaram os avanços no setor energético e de títulos estratégicos no tecnológico que impulsionaram em alta o mercado favorito destas empresas, o Nasdaq.

O setor energético foi o que mais subiu, 0,19%, impulsionado por um avanço nos preços do petróleo, enquanto a maior queda foi registrada no de materiais básicos, que perdeu 0,4%.

Entre os títulos tecnológicos chamou atenção o avanço da Apple, que terminou com um lucro de 0,63% em um dia no qual apresentou o iPhone 7 e outras novidades.

Dentro do grupo de 30 títulos do Dow Jones, no entanto, a maior alta foi da empresa de equipamentos industriais Caterpillar (2%), na frente de Visa (0,86%) e IBM (0,77%).

O maior retrocesso desse grupo foi do Wal-Mart (-1,29%), seguido por Home Depot (-0,98%) e Procter & Gamble (-0,78%).

Em outros mercados, a onça do ouro caía para US$ 1.349,4, enquanto a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com prazo de dez anos recuava até 1,536%.