Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Arábia Saudita e Cazaquistão buscam reforçar cooperação energética

24/10/2016 19h18

Riad, 24 out (EFE).- Os ministros de Energia da Arábia Saudita, Khaled al Faleh, e do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, analisaram nesta segunda-feira em Riad os meios para reforçar a cooperação no âmbito da energia, informou a agência de notícias oficial saudita, "SPA".

Um comunicado divulgado pela agência explica que ambos os ministros se reuniram no Palácio das Conferências da capital saudita.

O titular saudita de Comércio e Investimento, Mayed al Qoseibi, se reuniu com o vice-primeiro-ministro cazaque, Askar Myrzakhmetov, e com o ministro de Investimento e Desenvolvimento, Zhenis Kassymbek.

Todos "estudaram as formas de colaboração no âmbito do investimento e dos meios para reforçar os laços econômicos e os mecanismos para potencializá-los", segundo a nota.

A visita do ministro cazaque de Energia ocorre um dia após a reunião de Al Faleh com o colega russo, Alexander Novak, em Riad, depois de participar de uma reunião com o Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (CCG) para analisar um eventual congelamento da produção de petróleo para conter a queda do preço no mercado.

O ministro saudita ressaltou no domingo que o CCG compartilha com a Rússia um ponto de vista em comum a respeito do acordo entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros produtores.

Está previsto para o dia 30 de novembro que os 14 membros da Opep referendem em Viena um congelamento da produção estipulada na Argélia no mês passado.