Governo britânico aprova construção de 3ª pista em aeroporto de Heathrow

Londres, 25 out (EFE).- O governo do Reino Unido aprovou a construção de uma terceira pista no aeroporto de Heathrow, que atende à capital Londres, com o objetivo de ampliar a capacidade aeroportuária no país, confirmou nesta terça-feira o ministro dos Transportes britânico, Chris Grayling.

Esta decisão vai em detrimento do aeroporto de Gatwick, situado ao sul de Londres e mais longe do centro urbano, onde foi cogitada uma ampliação com uma segunda pista.

Grayling afirmou que a decisão é "muito importante", pois garantirá o lugar do Reino Unido "no mercado global da aviação".

De acordo com o ministro, a expansão de Heathrow com uma terceira pista e um sexto terminal, algo ao qual se opõem vários grupos de ambientalistas, políticos e moradores, "oferecerá emprego e oportunidades para a próxima década e além".

"Não é apenas uma boa solução para as empresas, mas também para os passageiros, que se beneficiarão do acesso a mais companhias aéreas, destinos e voos", disse o titular dos Transportes.

Grayling lembrou que agora será aberto um período de consulta para que todas as partes interessadas exponham seus argumentos, o que é "de grande importância para as pessoas que vivem perto do aeroporto".

"Deixamos claro que a expansão só será permitida se vier acompanha de um pacote de compensações e atenuantes de primeira classe, avaliado em até 2,6 bilhões de libras (US$ 3,17 bilhões), que inclua apoio à comunidade, isolamento e alívio do ruído, que equilibre os benefícios e o impacto da expansão", comentou o ministro.

Uma vez confirmada a posição governamental, agora será iniciado um processo de consulta pública que fundamentará a decisão definitiva do Executivo, prevista para o ano que vem e que será submetida à votação parlamentar entre o fim de 2017 e o início de 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos