Bolsas

Câmbio

Empresas tecnológicas do Brasil mostram interesse em se instalar em Portugal

Fundão (Portugal), 7 nov (EFE).- Um total de 35 empresas tecnológicas assentadas no Brasil se interessaram nas últimas semanas nas instalações do novo Centro de Negócios de Fundão (Portugal), graças a um acordo que esta cidade assinou com Campinas (São Paulo).

Segundo explicou nesta segunda-feira à Agência EFE o prefeito de Fundão, Paulo Fernandes, este novo Centro de Negócios estará disponível a partir de janeiro e "foi pensado para as empresas que queiram se instalar na Europa".

"O objetivo é propiciar o assentamento de empresas tecnológicas do Brasil, que queiram investir em Portugal como porta de entrada na Europa", argumentou Fernandes.

O centro contará, além disso, com uma sede administrativa em uma zona empresarial e de negócios situada no Parque das Nações de Lisboa, junto ao aeroporto, onde a Prefeitura de Fundão investirá 150 mil euros a fim de prestar serviços também às empresas do Brasil que queiram desenvolver seu modelo de negócio em Portugal.

Paulo Fernandes explicou que esta iniciativa se consolidou em outubro, durante uma viagem de trabalho a Campinas na qual assinou um acordo de cooperação com esta cidade para propiciar que empresas tecnológicas dessa zona se instalassem também em Portugal.

Desde então, "são muitas" as empresas brasileiras que já mostraram ao prefeito de Fundão a intenção de "se internacionalizar".

Na cidade de Campinas, uma das zonas de maior renda per capita do Brasil, há mais de mil empresas tecnológicas que desenvolvem todos os tipos de softwares e "é conhecida como a Vale do Silício do Brasil", lembra Paulo Fernandes.

Fruto do convênio de parceria entre ambas cidades, que terá uma vigência de três anos, também foi iniciada uma plataforma para a transferência do conhecimento entre empresas "startup" de ambos territórios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos