IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Olade ressalta importância de impulsionar desenvolvimento sustentável

25/11/2016 16h26

Quito, 25 nov (EFE).- Representantes dos 27 países da Organização Latino-Americana de Energia (Olade) destacaram nesta sexta-feira a importância de impulsionar o desenvolvimento sustentável na região, uma das mais ricas em recursos naturais, mas também considerada a mais desigual do mundo.

O secretário-executivo da Olade, Fernando César Ferreira, destacou na reunião de hoje que o desenvolvimento sustentável deve estar sempre em pauta e ressaltou a importância de aprofundar a integração para enfrentar dificuldades internacionais, como a queda dos preços do petróleo.

Ferreira comentou que também é preciso encarar que ainda há milhões de habitantes da região que não têm acesso à energia elétrica.

O representante da Olade destacou que "todos, absolutamente todos os países da América Latina e Caribe estão fazendo alguma coisa em termos de energias renováveis, e o tema da sustentabilidade - ressaltou - passa pelas energias renováveis".

Ao inaugurar a reunião de ministros da Olade, o titular equatoriano da pasta de Hidrocarbonetos, José Icaza, afirmou que o encontro marcará pautas para o desenvolvimento sustentável, a integração e o acesso à energia nos países, através da troca de conhecimentos especializados.

Icaza comentou que a região é "abundante em recursos naturais" e apontou que ainda há zonas afastadas que estão alheias aos avanços e benefícios da modernidade.

O ministro equatoriano considerou que a reunião é uma oportunidade para expor projetos empreendidos em soberania energética, complementaridade regional, planos de integração energética, responsabilidade social e meio ambiente.

"Hoje o mundo nos olha porque somos um exemplo de união e desenvolvimento ao demonstrar formas inteligentes de administrar os recursos e nossa capacidade de empreender novos desafios com uma visão global baseada em nossa própria realidade", comentou.

A 46ª Reunião de Ministros da Olade e a V Reunião de Ministros de Energia da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, têm como objetivo formar uma aliança estratégica para desenvolver sua energia sustentável e aprofundar a integração.

Os representantes dos 27 países da Olade também elegerão o diretor-executivo para o triênio 2017-2020.