IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comissão Europeia diz que "está tudo preparado" para Londres ativar artigo 50

20/03/2017 09h56

Bruxelas, 20 mar (EFE).- A Comissão Europeia (CE) afirmou nesta segunda-feira que "está tudo preparado" para que a primeira-ministra britânica, Theresa May, ative o artigo 50 do Tratado de Lisboa para que o Reino Unido saia da União Europeia (UE).

"Estamos esperando a carta; agora sabemos que virá em 29" de março, indicou na entrevista coletiva diária da CE o porta-voz chefe comunitário, Margaritis Schinas, sobre a data confirmada hoje pelo governo britânico para ativar o processo que tirará o Reino Unido da União em um período de dois anos.

"Tudo está preparado por nossa parte", afirmou Schinas.

O porta-voz afirmou que o primeiro passo após a notificação será a adoção das diretrizes da negociação por parte do Conselho Europeu, algo que acontecerá em uma cúpula de líderes que será convocada pelo presidente dessa instituição, Donald Tusk.

Depois desse passo, a CE "imediatamente emitirá uma recomendação" para abrir as negociações, e o Conselho adotará essa recomendação e dará formalmente o mandato ao ex-comissário e ex-ministro francês Michel Barnier, como chefe negociador para a saída do Reino Unido da UE.

O Conselho Europeu extraordinário para adotar as diretrizes de negociação vai acontecer "no começo de maio, mais ou menos quatro semanas depois da notificação", confirmaram à Agência Efe fontes europeias.

Barnier "falará quando tiver coisas para dizer", comentou Schinas.

"Imagino que no dia que a notificação chegar haverá também uma declaração dos 27 e não estranharia que o negociador se explique na declaração pública dos 27", acrescentou o porta-voz.