IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ativistas protestam contra "Brexit" com marionete de Theresa May

29/03/2017 08h34

Londres, 29 mar (EFE).- Vários ativistas se concentraram nesta quarta-feira diante do parlamento britânico com uma marionente com o rosto da primeira-ministra, Theresa May, para protestar contra o "Brexit", antes que o Reino Unido invoque o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia as negociações sobre a saída da UE.

Os manifestantes, membros do movimento cívico global Avaaz, protagonizaram uma performance na qual a marionete de May segurava uma coleira presa a vários cidadãos que atuaram como cachorros com as bocas amordaçadas.

O diretor de campanhas do Avaaz, Alex Wilks, declarou à Agência Efe que o protesto é um "símbolo do estado de ânimo de todo o país" e que rejeitam um "Brexit duro" (a saída da UE sem acesso ao mercado único europeu).

"May quer liderar um complicado divórcio, mas os cidadãos britânicos e o parlamento rejeitam ser silenciados e vão seguir lutando por uma boa relação com nossos países vizinhos" acrescentou Wilks.

A "premier" assinou ontem a carta na qual é invocado o artigo 50 e que será entregue hoje em Bruxelas ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Sobre esta carta, Wilks opinou que "o papel que o Downing Street entregará a Bruxelas não é o final da história, na realidade é o começo", e manifestou que querem que "os cidadãos e os parlamentares estejam no meio destas conversas e sejam agentes ativos na negociação, não sujeitos passivos atrás de May".

Além disso, o ativista lembrou que uma pesquisa realizada em fevereiro pela empresa ICM mostrou que uma maioria de britânicos não queria a saída do Reino Unido do bloco europeu.