IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE mantém taxas de juros em 0% após queda da inflação

27/04/2017 11h35

Frankfurt (Alemanha), 27 abr (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta quinta-feira que manteve sua taxa de juros básica no mínimo histórico doe 0%, depois que a inflação em março apresentou queda e apesar dos sólidos números de crescimento da zona do euro.

Além disso, o BCE também decidiu deixar inalterada a taxa de juros da facilidade marginal de crédito, que remunera o dinheiro a um dia, em 0,25%.

Também manteve a taxa de juros para os depósitos dos bancos a um dia em - 0,40%.

A entidade monetária europeia reitera a mensagem de que prevê que "suas taxas de juros reitores se mantenham nos níveis atuais ou em níveis inferiores, durante um período prolongado e passado o horizonte das compras líquidas de ativos".

O BCE vai adquirir até final de dezembro dívida no valor de 60 bilhões de euros mensais, mas também confirmou que está disposto a comprar até que veja que a inflação sobe de forma sustentada até seu objetivo.

O presidente do BCE, Mario Draghi, dará detalhes das deliberações do conselho de governo em uma coletiva de imprensa na sede central da companhia em Frankfurt a partir das 12h30 (horário local).