IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão Europeia investiga Nike e Universal por limitarem vendas na UE

14/06/2017 11h58

Bruxelas, 14 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) abriu nesta quarta-feira uma investigação às empresas Nike, Sanrio e Universal Studios para analisar se suas políticas de concessão de licenças e distribuição para a venda de produtos restrigem ilegamente a comercialização nos países da União Europeia (UE) e através da internet.

O Executivo comunitário analisará concretamente os acordos que estas companhias selaram com os fabricantes para produzir e comercializar "merchandising", ou seja, produtos que levam impresso o logotipo de alguma das marcas administradas por estes grupos, disse a CE em um comunicado.

"Vamos examinar se as práticas de licenciamento e distribuição dessas três empresas podem estar negando aos consumidores o acesso a opções mais amplas e melhores no mercado único", afirmou a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.

A Comissão lembrou que marcas as americanas Nike e Universal Studios e a japonesa Sanrio "administram os direitos de algumas das marcas mais famosas do mundo".

Entre outras, a empresa especializada em esporte Nike tem os direitos da marca Futbol Club Barcelona, Sanrio os da "Hello Kitty", e o estúdio cinematográfico Universal Studios os dos desenhos animados "Minions" e "Meu Malvado Favorito".

A Comissão Europeia disse que investigará se as empresas estavam proibindo ilegalmente os comerciantes de venderem mercadorias licenciadas através das fronteiras e online no bloco de 28 países.

Isto iria contra as normas europeias, que proíbem os acordos entre empresas ou associações de empresas que possam impedir, restringir ou distorcer a concorrência.

A Comissão afirmou que fará uma investigação profunda "como um assunto prioritário", e disse que as normas não fixam um prazo limite para resolver estes casos.

EFE

lpc/ff