Japão desenvolve trem-bala que atinge até 360 km/h; teste deve começar em 2019
Tóquio, 5 jul (EFE).- A companhia ferroviária japonesa JR East começará a testar, em 2019, um novo modelo de trem-bala de alta velocidade (Shinkansen) capaz de alcançar 360 km/h, segundo informou nesta quarta-feira um porta-voz da empresa.
O modelo, batizado de Alfa-X, será a base para uma nova geração de trens-bala japoneses que a companhia pretende colocar em operação em 2030.
Seu primeiro protótipo contará com dez vagões, explicou o porta-voz.
O Alfa-X superará notavelmente a velocidade dos trens de alta velocidade que circulam atualmente pela malha ferroviária nipônica. Entre eles, estão os da série E5 Hayabusa, empregados na linha que conecta Tóquio com a região de Tohoku (norte), e que alcançam 320 km/h.
Essa nova geração de trens deve começar a operar para atender a extensão da linha de alta velocidade até a cidade de Sapporo, em Hokkaido.
Mais de 500 km/h
Por outro lado, a JR Central, pertencente ao mesmo grupo que a JR East, está desenvolvendo um trem de levitação magnética (maglev) de superalta velocidade, que deve começar a operar comercialmente em 2027.
Essa linha, que será batizada como "Chuo Shinkansen" e circulará a mais de 500 quilômetros por hora, unirá inicialmente Tóquio com Nagóia (centro de Japão) e posteriormente será ampliada até Osaka (oeste).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.