Japão desenvolve trem-bala que atinge até 360 km/h; teste deve começar em 2019

  • Reprodução/asknature.org/biomimicry.org

Tóquio, 5 jul (EFE).- A companhia ferroviária japonesa JR East começará a testar, em 2019, um novo modelo de trem-bala de alta velocidade (Shinkansen) capaz de alcançar 360 km/h, segundo informou nesta quarta-feira um porta-voz da empresa.

O modelo, batizado de Alfa-X, será a base para uma nova geração de trens-bala japoneses que a companhia pretende colocar em operação em 2030.

Seu primeiro protótipo contará com dez vagões, explicou o porta-voz.

O Alfa-X superará notavelmente a velocidade dos trens de alta velocidade que circulam atualmente pela malha ferroviária nipônica. Entre eles, estão os da série E5 Hayabusa, empregados na linha que conecta Tóquio com a região de Tohoku (norte), e que alcançam 320 km/h.

Essa nova geração de trens deve começar a operar para atender a extensão da linha de alta velocidade até a cidade de Sapporo, em Hokkaido.

Mais de 500 km/h

Por outro lado, a JR Central, pertencente ao mesmo grupo que a JR East, está desenvolvendo um trem de levitação magnética (maglev) de superalta velocidade, que deve começar a operar comercialmente em 2027.

Essa linha, que será batizada como "Chuo Shinkansen" e circulará a mais de 500 quilômetros por hora, unirá inicialmente Tóquio com Nagóia (centro de Japão) e posteriormente será ampliada até Osaka (oeste).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos