IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colômbia detecta novo foco de febre aftosa no centro do país

10/07/2017 22h17

Bogotá, 10 jul (EFE).- O governo da Colômbia detectou um novo foco de febre aftosa na cidade de Yacopy, na região central do país, onde 134 animais de oito propriedades foram afetados pela doença.

O Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) afirmou em comunicado foi confirmado com amostras colhidas por técnicos do órgão na região. As propriedades onde a doença foi registrada ficam a cerca de duas horas de carro do centro de Yacopy.

O governo do país tinha informado em junho sobre a detecção de um foco de febre aftosa em uma fazenda no departamento de Arauca, perto da fronteira com a Venezuela, que já foi resolvido.

De maneira preventiva, o ICA declarou uma quarentena sanitária por um mês nas cidades de Yacopy, Caparrapí, La Palma, Topaipí e Puerto Salgar, no departamento de Cundinamarca.

Também estão em quarentena La Dorada, no departamento de Caldas, Puerto Boyacá, Puerto Triunfo, Puerto Nare, Puerto Berrío, Sonsón Antioquia, Cimitarra e Bolívar.

A entidade também instalou oito postos de controle sanitário e de desinfecção de veículos e de animais para evitar o deslocamento de animais desde e para os municípios em quarentena.