IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo Trump adia iniciativa de apoio a empreendedores estrangeiros nos EUA

10/07/2017 20h47

Nova York, 10 jul (EFE).- O governo de Donald Trump decidiu adiar nesta segunda-feira a entrada em vigor de uma iniciativa de apoio a estrangeiros empreendedores nos Estados Unidos, promovida inicialmente pelo ex-presidente Barack Obama e pelo setor de tecnologia, que começaria a ser implementada na próxima semana.

Segundo documento do Departamento de Segurança Nacional (DHS), a data de implementação da Norma do Empreendedor Internacional passa de 17 de julho para 14 de março de 2018. O órgão ainda indica que o atraso é uma oportunidade para revogar a medida.

Se implementada, a norma permitirá que cidadãos estrangeiros que cumprirem alguns requisitos, como ter o capital e a experiência necessária, possam permanecer nos EUA por até dois anos e meio para montar sua própria empresa, sem a necessidade de visto.

"Esse atraso dará ao DHS uma oportunidade de obter comentários do público quanto à proposta de não implementar a Norma do Empreendedor Internacional", indica o documento.

A proposta, que contava com amplo apoio das empresas do Vale do Silício, foi criticada por várias organizações, entre elas a FWD.us, fundada por Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook) e Reid Hoffman (LinkedIN), em defesa de uma nova política migratória.

"Membros das comunidades tecnológica e empreendedora fizeram ouvis suas vozes sobre a necessidade da norma e estamos decepcionados porque o governo escolheu ignorar os conselhos de muitos criadores de empregos", disse em comunicado o presidente da FWD.us, Todd Schulte.

Outros líderes da indústria tecnológica, como Steve Case, cofundador da AOL, também criticaram a decisão do governo de Trump. "A paralisação da norma é um grande erro, porque os empreendedores imigrantes são criadores, não ladrões de emprego", escreveu Case nas redes sociais.