Bolsas

Câmbio

Reino Unido antecipa data para elevar para 68 anos idade de aposentadoria

Londres, 19 jul (EFE).- O governo britânico anunciou nesta quarta-feira sua decisão de antecipar para 2037, sete anos antes do previsto, a data em que elevará de 67 para 68 anos a idade de aposentadoria no Reino Unido, a fim de economizar custos.

O ministro de Trabalho e Pensões, David Gauke, apontou que a mudança de data, que afeta a cobrança da pensão estatal, responde às recomendações de um relatório independente apresentado no início deste ano.

Segundo os novos planos, a idade de aposentadoria subirá progressivamente a 68 anos entre 2037 e 2039, frente à proposta anterior, que aconteceria entre 2044 e 2046.

A medida afetará as pessoas nascidas entre 6 de abril de 1970 e 5 de abril de 1978.

A antecipação da nova idade de aposentadoria dará ao Estado britânico uma economia de 74 bilhões de libras em 2045/46, indicou o ministro.

Segundo os dados oficiais, o número de aposentados com direito a receber a pensão estatal aumentará entre de 12,4 milhões para 16,9 milhões nos próximos 25 anos.

Gauke declarou que o aumento da longevidade dos cidadãos, ainda que seja algo para comemorar, apresenta "desafios para o governo", que precisa "encontrar um equilíbrio entre o financiamento da pensão estatal e assegurar um tratamento justo às futuras gerações de contribuintes".

A pensão estatal geral no Reino Unido é de 159,55 libras por semana, exceto em alguns casos não comuns no setor público, onde pode estar vinculada ao salário.

O governo britânico obriga as empresas e os trabalhadores a contribuírem com uma porcentagem determinada do seu salário a planos de previdência privada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos