IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecham com novos recordes

26/07/2017 18h31

Nova York, 26 jul (EFE).- Os três principais indicadores de Wall Street fecharam nesta quarta-feira com novos recordes positivos, com o mercado estimulado pela divulgação de resultados trimestrais e ainda em dúvida sobre o anúncio feitos pelo Federal Reserve (Fed).

O Dow Jones Industrial fechou em alta de 0,45%, para 21.711,01 pontos. O seletivo S&P 500 avançou 0,03%, para 2.477,83, e o Nasdaq Composite subiu 0,16%, para 6.422,75.

No caso do Dow Jones, o recorde de hoje supera a melhor marca anterior, de 19 de julho. O S&P 500 conseguiu o segundo recorde consecutivo, e o índice composto da Nasdaq, o terceiro.

Após uma reunião de dois dias, o Fed manteve o atual patamar dos juros de referência e apontou que começará a vender, "relativamente em breve" sua enorme carteira de treasuries e títulos lastreados em hipotecas que adquiriu para estimular a economia após a crise financeira de 2008.

O anúncio foi recebido com altas em Wall Street pouco depois de sua divulgação, mas à medida em que foi revisado a fundo, surgiram dúvidas em alguns dos pontos citados no comunicado do banco central dos Estados Unidos.

Parte das dúvidas está ligada à avaliação do Fed sobre os níveis de inflação e às frustrações pelo fato de que não esteja na casa de 2% estabelecida como meta.

Este ponto gerou, entre outros efeitos, uma desvalorização imediata do dólar em relação a várias moedas, entre elas o real e especialmente o euro.

Outro fator que pesou no pregão foi a valorização do petróleo, que fechou com o nível mais alto em dois meses - US$ 48,75 o barril do Texas (WTI) - após o anúncio de uma queda semanal nas reservas dos Estados Unidos que foi mais do que o dobro da esperada.

Wall Street também aproveitou a onda de bons resultados trimestrais divulgados por grandes empresas, especialmente os da Boeing, cujas ações tiveram a alta mais expressiva do dia no Dow Jones (9,88%).

Ainda no Dow Jones, as quedas mais acentuadas foram dos papéis de Nike (-1,73%), McDonald's (-1,61%) e Cisco (-1,43%). Destas três companhias, apenas a rede de fast food anunciou resultados hoje.

No fechamento dos mercados em Wall Street, a onça do ouro subia para US$ 1.260,70, e a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com vencimento em dez anos caía para 2,291%.